­

Testemunho Devocionais de Oração

Terminamos nosso período de 40 dias de jejum e oração. Gostaríamos de ouvir o testemunho do que Cristo ministrou ao seu coração e sobre o que significou este tempo em sua vida.

"porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia" Apocalipse 19:10b

Obrigada pela sua companhia. Deus continue te abençoando e fazendo prosperar nesta jornada de conhecimento do Senhor.

Nome(*)
Entrada Inválida

E-mail
Entrada Inválida

Contato
Entrada Inválida

Testemunho(*)
Entrada Inválida

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

"Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.” Jo. 15:9-10

Meditação

Que convite maravilhoso o Senhor Jesus nos faz: “permaneçam no meu amor.” Se Ele nos chama a permanecer é porque corremos o risco de desanimar, desistir ou retroceder. Nestes 40 dias que meditamos na Palavra e jejuamos, o Senhor falou de várias formas ao nosso coração, mas não paramos aqui, somos chamados a permanecer, a perseverar na busca de crescimento no conhecimento de Deus, buscando dia-a-dia nos tornarmos íntimos dEle.

Que você persevere na caminhada em obediência aos mandamentos, pois não devemos ser apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra. Nem sempre é fácil, mas quanto mais investirmos tempo na presença do Senhor, mais nos tornaremos parecidos com Ele e cheios de sua essência: o Amor. Vamos avançar com confiança, buscando a vontade de Deus e lutando pelo crescimento do Reino.

Jesus continua o texto dizendo:

O meu mandamento é este: “amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.” João 15:12-14

Persevere na oração, alegre-se na esperança e seja paciente nas tribulações, pois Aquele que prometeu é fiel para cumprir, e Ele prometeu que não estaríamos sós e que com Ele somos mais que vencedores.

Aplicação Pessoal

  1. Como tenho reagido diante das dificuldades?
  2. Tenho permanecido na fé?

Motivos de Oração

  • Que possamos permanecer firmes na busca da intimidade com Deus

Outras referências bíblicas

Sl 145:18-19; 2 Timóteo 3:16-17

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” Jo. 14:13,14

Meditação

Em nossos tempos, muitos recebem o nome através de seus pais, porém nem sempre a escolha está firmada num propósito ou significado, as vezes só por acharem bonito ou diferente. Nos tempos bíblicos havia uma relevância para o nome.

Deus deu um nome especial ao seu único Filho: Jesus! Maravilhoso nome que está acima de todo nome! O nome de Jesus quer dizer Salvador.

Ele veio a este mundo com um propósito eterno. Jesus voltou para o Pai mas deixou uma grande missão aos seus seguidores, de ir ao mundo e pregar o evangelho, e para em seu nome libertar os cativos! Nós temos a permissão dEle para usar o Seu nome. É como se ao final de uma petição Ele mesmo assinasse o pedido que está sendo dirigido ao Pai.

Muitas vezes pedimos de acordo com a vontade da carne e não discernimos a vontade e propósitos de Deus. Quando oramos com vaidade, para sermos vistos, ou com arrogância ou falsidade, não somos atendidos. Tiago nos afirma que não recebermos quando pedimos mal: “ Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” - Tiago 4:3

Submeta seus pedidos à vontade do Pai. Permaneça nEle e dEle receberá a “seiva” que o tornará frutífero.

Há poder no nome de Jesus!

Aplicação Pessoal

  1. Minhas orações estão alinhadas aos propósitos de Deus?
  2. Oro confiado no poder do nome de Jesus?

Motivos de Oração

  • Senhor, ensina-me a orar como convém!Outras referências bíblicas

Outras referências bíblicas

Jo. 15.7; Lc. 22:42

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.” Lm. 3:22-23

Meditação

O capitulo 3 de Lamentações expressa o sofrimento do profeta Jeremias mas também o seu reconhecimento de quem é Deus.

O profeta sentia-se sem força, comparava sua aflição e pranto ao absinto e fel. Veneno e amargor. Às vezes, quando orarmos focalizando nossa circunstância de decepção, perda, fracasso e sofrimento poderemos sair deste momento de oração mais desanimados ainda. Por isso o exemplo do profeta é tão precioso para nós. Jeremias se lembrou das promessas do Senhor, de sua misericórdia, de sua eterna compaixão e fidelidade e pode ser encorajado e teve renovada a sua esperança.

Nossos sofrimentos e dificuldades não são maiores que o nosso Deus. Olhe para Ele, lembre-se do cuidado dEle em outras situações de sua própria vida e dos exemplos de cuidado e fidelidade expressos em sua Palavra. As promessas de Deus capacitam-nos a sermos participantes da natureza divina:

“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” 2 Pedro 1:4

A cada manhã, tudo se faz novo! Somos alvo de sua maravilhosa graça e infinita misericórdia.

Aplicação Pessoal

  1. Como você tem orado? Seu foco está na promessa ou na circunstância.

Motivos de Oração

  • Ore pelo cumprimento das promessas em sua vida.

Outras referências bíblicas

Hb. 6:17-18; Gl. 3:29

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” Lc 9:62

Meditação

Ao meditar nesta exortação de Jesus, fico a pensar: O que leva alguém olhar para trás? No contexto desta pergunta vemos que Jesus ia pelo caminho, Ele fala sobre não ter um lugar para morar e convida para segui-lo; a resposta foi: deixa primeiro enterrar o meu pai e o outro disse, eu vou, mas deixa-me despedir dos de minha casa. Eles já estavam ali, fisicamente, com Jesus, mas o coração deles não estava!

Quando nosso coração está apegado as coisas desta terra, temos dificuldade para prosseguir e temos tendência de olhar o que está ficando para trás. Para seguir Jesus temos que nos desembaraçar de tudo aquilo que nos prende e atrapalha uma vida de profundidade e intimidade com Ele.
Jesus, ainda no relato no livro de Lucas, faz outra advertência: “Lembrai-vos da mulher de Ló!” O que pode ter levado a mulher de Ló olhar para trás? Sua casa, suas roupas e joias, seus bens, pois Ló era um homem de posses, ou talvez a curiosidade para ver o que estava acontecendo, ou ainda, tristeza por deixar a cidade, não sabemos porque, mas o fato é que a desobediência levou-a a morte! O olhar para trás impediu que ela entrasse na terra que Deus preparou para lhes dar o escape.

Que possamos nos lembrar, sempre desta advertência de Jesus e refletir na importância de seguirmos ao Senhor de todo coração, priorizando o Reino e obedecendo as suas leis, sem olhar para trás!

Aplicação Pessoal

  1. O que me atrai e faz olhar para trás?

Motivos de Oração

  • Que o nosso coração se apegue totalmente ao Senhor.

Outras referências bíblicas

Gn. 19:17, 24-26

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:23

Meditação

Nossa adoração sincera exalta a Deus, edifica o corpo de Cristo e também alcança outras pessoas. O Senhor continua buscando adoradores que o adorem em espírito e em verdade! Com sinceridade e por entender que Ele nos formou para o seu louvor, porque Ele é bom, porque Ele nos resgatou nos tirando das trevas para sua maravilhosa Luz.
Jesus, nos deixa um ensino claro da importância de estarmos conscientes sobre a quem devemos adorar, pois o diabo o deixou quando Ele redarguiu: “ Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”

Precisamos nos preparar para adorar:

  1. Nos aproximando dEle com coração sincero;
  2. Com certeza total de fé, com humildade, reconhecendo nossa dependência do sangue de Cristo para nos aproximarmos dEle;
  3. Buscando pureza de coração pela leitura da Palavra de Deus que nos lava e limpa. A adoração com devoção afasta os desejos egoístas e focaliza somente o Altíssimo.

Aplicação Pessoal

  1. O Senhor tem encontrado em mim um coração adorador?

Motivos de Oração

  • Que o Espírito Santo nos conduza a perfeita adoração.

Outras referências bíblicas

Mt. 4:10; Is 43:21

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.” Mt 6:16

Meditação

O jejum que agrada a Deus não é aquele feito exteriormente para o louvor do homem, mas, sim, o que é feito só para Deus. Os hipócritas fingiam jejuar, embora não se arrependessem verdadeiramente nem se humilhassem diante de Deus. Eles jejuavam para que os homens os vissem e os considerassem espirituais. Tais pessoas, a fim de mostrar aos outros que jejuavam, caminhavam com passo mais vagaroso e com aparência abatida, para chamar a atenção para si mesmas.

O jejum envolve mais que se abster de alimento por um período de tempo. Deus espera que nos afastemos de nossos maus caminhos e tenhamos relacionamentos apropriados, motivações certas em nosso coração e forma correta no falar. Não podemos jejuar e orar e continuar a derrubar os outros com críticas, calúnia, fofoca, pois Deus não nos ouvirá. O jejum que Ele aceita é acompanhado da verdadeira humildade, do arrependimento e de atos justos.

Aplicação Pessoal

  1. Tenho jejuado de forma a agradar a Deus?

Motivos de Oração

  • Oremos por motivações corretas em nosso coração

Outras referências bíblicas

Is 58:5; Mt 6:17-18

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Rm 8:26.”

Meditação

Muitas vezes, especialmente em situações difíceis, não sabemos exatamente como orar. Agradecemos a Deus pelo Espírito Santo, que vem em nosso auxílio! Ele ora por nós e por nosso intermédio . Com essa ajuda divina podemos interceder, mesmo quando não sabemos como orar.

Nossas orações podem ser eloquentes, emocionalmente carregadas e fortes, mas mesmo assim ser vãs, se estivermos orando de acordo com nosso homem natural, em lugar de orar no Espírito. Há profundidade de oração que só podem ser alcançadas por intermédio do Espírito Santo. E, assim, teremos certeza que estaremos orando de acordo com a vontade de Deus! E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. - Rm 8:27

Aplicação Pessoal

  1. Dependa do Espírito Santo para orar

Motivos de Oração

  • Que nossas orações sejam eficazes no poder do Espírito Santo

Outras referências bíblicas

Sl. 7:9; Zc 12:10

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.” Sl 46:10

Meditação

Aquietar significa: tornar-se quieto; tranquilizar-se. O salmista fala de forma imperativa, e exorta a reconhecer quem é Deus. Você sabe quem é Deus?

Ele é único, é supremo e o criador de toda a terra. Na verdade o texto nos leva a refletir que não se trata apenas de saber coisas a respeito de Deus, mas de saber no sentido de conhece-Lo, de ter um relacionamento íntimo e de confiança; reconhecemos nossa dependência dEle e O adoramos, e exaltamos acima de todas as coisas.

Enfim, precisamos chegar ao ponto onde desejamos submeter-nos a Deus e admitir que Ele está soberanamente no controle, por isso não precisamos temer, podemos descansar em seus braços de amor e tranquilizar a nossa alma.

Aplicação Pessoal

  1. Reconheço quem é Deus?

Motivos de Oração

  • Crescer no conhecimento do Senhor.

Outras referências bíblicas

Is. 41:10-14; Pv. 3:6

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;” Sl. 63:1

Meditação

Deus está sempre disponível e acessível a nós! Precisamos decidir e escolher estar na presença dele. Com certeza, como um pai se alegra quando um filho o procura, simplesmente porque deseja estar perto e conversar, assim é o nosso Pai celeste, Ele tem prazer na companhia de seus filhos.

Que a nossa busca pelo Senhor não seja porque queremos alguma benção, e sim porque temos desejo intenso de estar com Ele, aprendendo Dele, absorvendo de sua natureza santa. Na presença dEle somos restaurados, transformados e cheios do seu amor.

Estar na presença do Senhor possibilita receber dEle o toque poderoso que muda nossas vidas, quebra cadeias, desfaz fortalezas e nos torna instrumentos grandiosos em suas mãos!

Aplicação Pessoal

  1. Tenho escolhido a presença do Pai?

Motivos de Oração

  • Nos tornarmos instrumentos úteis nas mãos do Senhor.

Outras referências bíblicas

Sl. 143:6; Jó 8:5-6

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” – Mt. 16:26

Meditação

As coisas deste mundo são passageiras, mas ainda assim, vivemos numa sociedade consumista, que valoriza muito mais o ter! Não que possuir bens, ser próspero, seja errado ou pecado. O erro está em colocar estas coisas como prioridade e buscar a segurança ou confiança naquilo que perece. Contas bancárias altas, inúmeros bens móveis e imóveis, joias e todo o tesouro do mundo não pode suprir a necessidade interior de paz e segurança. Infelizmente, muitos estão tão absorvidos pela necessidade de ganhar, acumular e usufruir  que não atentam para a exortação de Jesus: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;” Mateus 6:19

Certamente Jesus não é contra as riquezas, mas Ele deseja nos alertar para a temporalidade das coisas nesta terra. É importante que, com a mesma diligencia que buscamos os recursos necessários para nossa vida terrena, busquemos também as coisas que permanecem para sempre. Empenhe-se em um relacionamento verdadeiro com o Senhor, através da leitura da Palavra e pela busca de santificação através de jejuns e orações.

Aplicação Pessoal

  1. O que tenho priorizado em minha vida?

Motivos de Oração

  • Que o nosso coração esteja desejoso de mais de Deus.

Outras referências bíblicas

Mc. 8:36-37; Mt. 19:21

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.” Tg. 3:2

Meditação

Tiago nos alerta para um tipo situação muito comum: palavras liberadas indevidamente! A falta de domínio no falar pode gerar grandes problemas. Quanta vida ou quanta morte uma palavra pode produzir. Ele segue comparando, nos versículos seguintes, a língua ao fogo que inflama um bosque com uma pequena fagulha! Palavras impensadas, ofensivas, levianas, proferidas por motivação dúbia, causadas por:  inveja, amargura, ou até por simples maldade, podem ser comparadas a esta pequena fagulha, causando extenso dano e muitas vezes irreparável, por exemplo: Relacionamentos destruídos, ministérios paralisados, projetos abandonados, enfim, destruição, como árvores carbonizadas em um bosque em chamas.

Que as palavras de nossa boca sejam como água fresca, que traz alivio, ânimo e refrigera; ou ainda, como uma comida, bem temperada com sal, que preserva e abençoa. Longe de nós toda amargura, inveja, sentimento faccioso, mentira e de tudo que resultem em obra perversa, terrena e diabólica.

O Senhor deseja que nosso coração esteja cheio de sabedoria que vem do alto! Pura, pacífica, moderada, cheia de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Exercite a paz, e atente  para a advertência de Jesus: “ a boca fala do que está cheio o coração.”

Aplicação Pessoal

  1. Do que tenho enchido o meu coração?

Motivos de Oração

  • De nossas vidas possa fluir rios de águas vivas.

Outras referências bíblicas

Jo. 7:38; Pv. 17:14

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.” 1 Jo. 4:11

Meditação

O amor é a resposta ou solução para nossas vidas. Não o amor que o mundo apregoa, mas o amor verdadeiro, como o amor de Deus.

Vemos em nossos dias muitas ações de solidariedade, principalmente em momentos de tragédias. As pessoas se mobilizam e ajudam umas as outras. Mas contraditoriamente vemos também uma sociedade egoísta, centrada no eu, no bem estar próprio, no desejo de estar nas melhores posições ou lugares, custe o que custar, doa a quem doer, para levar vantagem e obter o máximo de benefício, ainda que outros sejam prejudicados! Incrível, não é? Mas é um panorama real que não carece de citação de exemplos. A Palavra nos ensina, faça aos outros o que deseja que seja feito a você. Quanto mal seria evitado se esta instrução da Palavra fosse seguida. Se déssemos preferencia ao outro, nas atitudes, no falar e até no pensar, pois muitas atitudes em direção ao próximo são reflexos de pensamentos ou pré-julgamentos positivos ou negativos.

Amados, não amemos de palavras, mas de fato e de verdade! Em tempos em que, pelas redes sociais, podemos nos conectar a milhares de pessoas, há um clamor, silencioso, por relacionamentos verdadeiros e saudáveis, muitos contatos mas poucos amigos, muitos “like”, mas pouca manifestação de amor. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade.

Aplicação Pessoal

  1. Amo a mim mesmo? Amo ao próximo?
  2. Como recebo o amor de Deus por mim?

Motivos de Oração

  • Desenvolvimento de relacionamento profundo, com o próximo e com Deus
  • Que a exemplo do Senhor possamos verdadeiramente exercitar o amor.

Outras referências bíblicas

I Co. 13:2, 4-6; Jo. 13:34

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

Alguns outros benjamitas e certos homens de Judá também vieram a Davi em sua fortaleza. Davi saiu ao encontro deles e lhes disse: "Se vocês vieram em paz, para me ajudarem, estou pronto para recebê-los. Mas, se querem trair-me e entregar-me aos meus inimigos quando minhas mãos não cometeram violência, que o Deus de nossos antepassados veja isso e julgue vocês". 1 Cr 12:16-17

Meditação

Quando Davi se escondia de Saul em Ziclague, muitos homens vinham juntar-se a ele. Este texto nos ensina que quando Deus tem um propósito para nós Ele mesmo providencia os recursos! Não precisamos nos afligir e tentar resolver, criar recursos... Ele provê!

Davi era perseguido, estava foragido, mas o Senhor enviava os recursos para que ele formasse seu exército, o versículo 22 declara que: “seu exército tornou-se tão grande como o exército de Deus.”

Devemos desenvolver a mesma confiança de Davi. Ele tinha certeza que o Senhor cuidava dele. Nossa confiança aumenta a medida em que buscamos conhece-lo através da leitura diária da Palavra, da oração e consagração de nossas vidas a Ele. Quando nos submetemos e confiamos no Senhor as bênçãos nos alcançam!

“E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo... O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos.” Dt 28:1-3 e 9

Aplicação Pessoal

  1. Estou correndo atrás das bênçãos? 
  2. Estou alinhado ao propósito que Deus tem para minha vida?

Motivos de Oração

  • Desperta-me cada vez mais para buscar a tua presença.

Outras referências bíblicas

Ex 18:21; Dt. 28:1-12

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine.” 1 Co. 6:12

Meditação

O que é que tem! Isso não tem nada a ver! Hoje em dia é assim!!! Estas frases são tão frequentes em nossos dias, não só entre jovens, mas também entre os mais maduros.

Estamos vivendo numa sociedade onde a inversão de valores é propagada com naturalidade, através de muitos meios: filmes, músicas e outros meios de comunicação. A Palavra de Deus nos ensina sobre a liberdade que temos para escolher, por isso, tudo é permitido, mas convém ao filho de Deus praticar! Devemos sempre perguntar: Edifica? Honra e engrandece ao Pai? Está de acordo com a Palavra?

Nós não somos mais escravos do pecado, por isso não podemos nos deixar dominar pelas tendências que para muitos é tida como normal ou atual. A Bíblia também é atual. Os ensinos que ela contém continuam em vigor. Por isso devemos nos atentar as mensagens que sutilmente são propostas. Filhos, continuem honrando seus pais para que se prolonguem seus dias sobre a terra, esta promessa não é de uma vida qualquer, pois longos dias muitos podem viver, há uma promessa adicional – “ para que te vá bem” !

Devemos cuidar de nosso corpo, trata-lo com respeito, não contaminá-lo com práticas imorais, não negligenciar a saúde e nos lembrar que: “ os seus corpos são membros de Cristo”. Devemos cuidar onde andamos, o que tocamos e o que vemos, pois, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso.

O inimigo de nossas almas tem agido com astúcia e sorrateiramente, precisamos estar atentos. O conselho de Jesus para os discípulos continua válido para nós: “sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” Não se deixe enganar pelas sutilezas deste mundo.

Aplicação Pessoal

  1. Estou alerta aos apelos deste mundo?
  2. Estou preparado para vencê-los?

Motivos de Oração

  • Senhor, abra os meus olhos para que eu veja!

Outras referências bíblicas

Mt 10:16; Lc 11:34

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Pv 4:23

Meditação

Do que devemos guardar o nosso coração? O escritor de provérbios continua discorrendo no texto sobre o que devemos nos guardar! De palavras perversas e maldosas, de olhar inapropriado, de caminhos tortuosos.

Precisamos guardar o nosso coração de toda sorte de sentimentos que leva a perversidade: orgulho, soberba, vaidade, egoísmo; quantas vezes falamos o que não devíamos movidos por um destes sentimentos? Ferimos e causamos danos ao nosso próximo! Guardar o nosso coração da autossuficiência, que nos impede de buscarmos a direção de Deus em todas as coisas! Guardar a nossa mente de pensamentos tóxicos, que contradizem os pensamentos que o Senhor tem a nosso respeito. Guardar o nosso coração de fazer a nossa própria vontade, mas a vontade do Pai.

Jesus, nosso Mestre, maior e melhor exemplo, afirmou várias vezes que o objetivo dEle era fazer a vontade do Pai que o enviou. Ao buscarmos a presença dEle todos os dias, seremos transformados e capacitados a andar segundo Ele andou.

Aplicação Pessoal

  1. Como está o seu coração?

Motivos de Oração

  • Que o Senhor endireite as nossas veredas e nos transforme.

Outras referências bíblicas

Pv 4:24-27; Sl. 119:112, Jo 6:38

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.” Mc 4:39

Meditação

Jesus repreende ao vento e fala ao mar! Que lição para nós! Os discípulos chegaram até Jesus falando do problema, da forte tempestade e foram enfáticos com Jesus: não te importas? O medo impediu que Eles se lembrassem quem era Jesus.

Ah, como nós agimos muitas vezes como os discípulos. Quando as tempestades da vida surgem falamos delas e até sentimos como se Jesus não se importasse com o que está acontecendo! Quantos de nós já não perguntou: porque está acontecendo essa luta, porque estou passando por esta enfermidade, desemprego, ou qualquer outra tribulação? Esta passagem nos ensina que o fato de Jesus estar no barco não impede que a tempestade venha, mas com Jesus o barco não afunda! Jesus também nos ensina que não podemos ser tímidos ou medrosos. Precisamos ser ousados em nossa fé e falar ao problema e não do problema. Jesus ordenou que tudo se aquietasse e houve grande bonança.

Somos chamados para proferir palavras de vida e fé. Não se trata de pensamento positivo ou outra técnica qualquer. Mas de assumir a posição de profeta e declarar a Palavra sobre as situações! Em Ezequiel vemos o desafio que Deus deu ao profeta: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!” Ez 37:4! Assim o profeta fez e ali levantou-se um grande exército.

Amados, que possamos ser ousados e usar o poder da Palavra a nosso favor e a favor do reino.

Aplicação Pessoal

  1. Como tenho enfrentado as tempestades da vida?

Motivos de Oração

  • Que o Senhor nos capacite a assumir nossa posição de filhos
  • Que flua em nós o poder de Deus, que Ele nos conceda ousadia.

Outras referências bíblicas

Sl. 34:4; Ez 37:7-10

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.” M t. 13:23

Meditação

Jesus ensinou muitas coisas por parábolas, uma delas foi a parábola do semeador. Ele fala da semente que é lançada no caminho e as aves comem; daquelas que caíram em terreno pedregoso e logo brotou, mas vindo o sol ela queimou e secou, porque não tinha raiz profunda e terra suficiente; outra semente caiu entre os espinhos e ela germinou, mas foi por eles sufocada; Ele fala de outra semente que caiu em boa terra e deu boa colheita! Os discípulos questionaram o Mestre e Ele explicou a parábola, mas ao final da explicação Ele exorta: “quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

O ensino desta parábola e a exortação de Jesus são muitos atuais. Não é raro ouvirmos testemunho de pessoas que ouvem o evangelho de Jesus mas ignoram e a semente do evangelho é roubada pelas aves que podem ser representadas pelo inimigo de nossas almas, pela incredulidade ou pelas coisas deste mundo. É um tempo em que muitos relacionamentos são superficiais, amizades virtuais, cultos virtuais resultando assim em frieza e distanciamento; muitas vezes este padrão afeta também o relacionamento com Deus, momentos de busca rápida e sem profundidade. Se nossas raízes não são profundas no Senhor, quando vier o sol, que representa as dificuldades desta vida, as doenças, desemprego, etc... a fé não subsiste e o ânimo se vai. Outras vezes, são os espinhos, que podem ser representados pelas riquezas, autossuficiência, falta de amor e engano; a semente do evangelho brota mas estes espinhos sufocam e os frutos da presença do Senhor nestes corações não podem brotar. Que cada coração seja um terreno fértil, que a boa semente da Palavra de Deus encontre um solo arado, livre de impedimentos para que o Espírito Santo produza frutos de justiça.

O que pode tornar o nosso terreno bom para produzir boa colheita? Oração, leitura da Palavra, tempo de qualidade na presença do Senhor, serviço ao próximo e comunhão com os irmãos! Que o tempo devocional com Deus não seja apenas um momento de apresentarmos a lista de pedidos, mas um momento também de silenciar, ouvir e obedecer; aquietar e receber o direcionamento diário e certamente isso produzirá em nosso coração as condições para que a semente brote, a raiz seja profunda, e produza uma colheita, a cem, sessenta e trinta por um. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

Aplicação Pessoal

  1. Que tipo de solo é o meu coração?
  2. Estou sensível para ouvir?

Motivos de Oração

  • Oremos para que possamos desenvolver um relacionamento profundo com Deus;
  • Oremos para que tenhamos uma vida frutífera.

Outras referências bíblicas

Mt 13:3-23; Os 10:12

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Bendito seja o SENHOR, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra; Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.” Sl. 144:1-2

Meditação

Um salmo de exaltação e louvor, mas também uma declaração de segurança em Deus, segurança na Rocha que não pode ser abalada, Fortaleza e Libertador. Davi sabia que a sua habilidade nas batalhas não provinha de uma qualidade propriamente sua, mas sua capacitação vinha de Deus!

Este texto nos contagia pelas Palavras de exaltação e declaração de fé e confiança. O escritor conclui o texto declarando “bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor.” Que maravilha sabermos que nosso Deus é um Deus que cuida de nós nos mínimos detalhes.

Nosso desafio hoje é continuar vivendo nesta dimensão de fé e confiança; de clamor mas também de adoração! As palavras de Davi não omitem seus medos, incertezas, pecados e tantas outras fragilidades humanas, mas ele sempre permeava estas palavras com expressões que exaltam a grandeza e o poder de Deus e também a segurança que ele sentia Nele. Que possamos prosseguir nesta mesma confiança e relacionamento profundo com Deus.

Aplicação Pessoal

  1. Como você tem se preparado para as batalhas da vida?

Motivos de Oração

  • Que nossa confiança em Deus seja aumentada a cada dia
  • Que possamos buscar sempre o refúgio em Deus

Outras referências bíblicas

Jr. 17:7-8; Pv. 3:5-6

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.” Jr. 17:14

Meditação

A Bíblia faz muitas referencias a cura de enfermidades! Em alguns casos, enfermidades relacionadas a pecado e outras não. E neste aspecto vemos citações de Jesus, perdoando pecados antes ou depois da cura ou declarando que seria uma oportunidade para a manifestação da glória de Deus.

Provérbios 18:14, destaca que: o espírito do homem o sustenta na doença, mas o espírito deprimido, quem o levantará? As vezes no momento de enfermidade a depressão se manifesta, ou em outras vezes a depressão é o gatilho para outras enfermidades. Ela também tem sido considerada o mal do século, e no Brasil, segundo a OMS 5,8% da população é afligida pela depressão. Segundo os especialistas, as causas são diversas ou uma combinação de fatores: biológicos, psicológicos e sociais. A busca da cura através da medicina é importante e não deve ser negligenciada, mas a Palavra também nos conduz a busca ao Senhor. Jeremias clama pela cura e por salvação. Tiago nos ensina a buscar a Deus em oração e chamar os presbíteros da Igreja. Às vezes, passamos pela dor sozinhos por que não falamos do que estamos passando.

Vá até Jesus, chame, clame, adore e louve. Não é fácil adorar no momento de dor, mas é algo que agrada o coração do Pai. Busque também a ajuda de sua comunicade cristã. Não espere que os outros saibam o que você está passando se voce não falar. Quebre a barreira do silencio. Seja sustentado, amado e curado pela Palavra de Deus e instrumentalidade dos irmãos.

Vale a pena confiar na obra de Jesus na cruz por nós.

Aplicação Pessoal

  1. Tenho confiado minha vida e minha saúde nas mãos de Deus?

Motivos de Oração

  • Por salvação e cura.

Outras referências bíblicas

Mt. 8:2; Ex. 23:25; Jo 9:1-2

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” – Mt. 24:12

Meditação

O dicionário define iniquidade como: “ associada ao ato de ser mau, injusto e perverso. Uma pessoa iníqua transgride às leis e normais morais e éticas sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulos. A iniquidade está, normalmente, relacionada com o cinismo e a falta de caráter. ” A ação do iníquo reflete sua separação de Deus, e sua familiaridade com o pecado. Vemos na Bíblia muitos relatos da iniquidade sobressaindo na raça humana, desde o dilúvio até nossos dias, vemos o sociedade sendo corroída, como um câncer pela iniquidade. A iniquidade tem poder congelante sobre o amor, tornando os homens egoístas, orgulhosos e dominados pelos desejos carnais. O pecado tornou-se algo casual, as frase mais ouvidas são: “não tem nada a ver; hoje em dia é assim mesmo, etc...”. E assim, as concessões vão acontecendo até mesmo entre o povo de Deus.

Para vencermos a iniquidade e não sermos contaminados por ela temos que perseverar na busca ao Senhor, diariamente meditando na Palavra e orando com sinceridade e fé. Vigiando em todo o tempo nossa mente e coração, ajustando nossa motivação aos padrões de Deus. Que possamos ser cheios de amor e perfeitamente instruídos para toda boa obra! Lembre-se Jesus já venceu o pecado, o sacrifício dele por nós na cruz é eficaz. Aproprie-se!

Aplicação Pessoal

  1. Como está o meu relacionamento com Deus?

Motivos de Oração

  • Que possamos ser cheios do amor de Deus
  • Que nosso coração não seja contaminado pela iniquidade em nossos dias

Outras referências bíblicas

II Tm 2:15; Is 53:4-5

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Então aspergirei água fresca e límpida, e ficareis purificados; Eu mesmo vos purificarei de todas as vossas impurezas e de todos os vossos ídolos. E vos darei um novo coração e derramarei um espírito novo dentro de cada um de vós; arrancarei de vós o coração de pedra e vos abençoarei com um coração de carne.…” Ez. 36:25-27

Meditação

Nosso Deus! Que maravilhoso Ele é! Que obra maravilhosa Ele deseja fazer em nós. Ele deseja nos transformar para alcançarmos a vida abundante em Cristo que Ele prometeu. Não é obra humana, mas divina. Só Ele pode transformar corações endurecidos pela dor, pela decepção, pela mágoa, pela traição, pela idolatria, pelo ódio, pela incredulidade e por tantas outras mazelas que podem sobrevir contra nós. Ele nos promete purificar de todos os ídolos e ídolo é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus, talvez o seu trabalho, um ente querido, um objeto, enfim qualquer coisa venerada como divindade.

Deus está trabalhando para seu povo para viver uma vida de santidade e pureza, para que todos vejam a sua glória refletida através de nós, sua Igreja. É Ele que, através do Espirito Santo, nos dá a consciência do pecado, da justiça e do juízo, e pelo nosso arrependimento e aceitação da ação dele em nós, nos tornamos sensíveis a sua voz e pelo seu toque tudo se faz novo!

Não resista, renda-se e permita que Ele coloque em você este novo coração que será como um jardim regado, que florescerá e frutificará para a glória do Senhor e crescimento do Reino.

Aplicação Pessoal

  1. Você está aberto a ação transformadora de Deus?
  2. O que tenho valorizado mais que a Deus?

Motivos de Oração

  • Que possamos viver uma vida santificada pela Palavra e ação de Deus em nós.
  • Que nossa vida proclame a glória de Deus.

Outras referências bíblicas

1 Co. 6:11; Jo. 15:3

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.” – Pv. 15.1 e 4

Meditação

Ao ouvirmos noticiários vemos vários relatos de mortes causadas por discussões, seja em família, no transito ou na vizinhança! Quadros tristes de violência, intolerância e falta de amor.

O padrão do mundo é: bateu, levou!!! Mas nós estamos buscando crescer no conhecimento, intimidade e conhecimento de Deus, por isso precisamos ficar atento as tendências deste mundo para que não sejamos contaminados por elas. Somos chamados a reconciliar e não contender e dividir!

Vivemos neste mundo mas não pertencemos a ele. Somos embaixadores, representantes de um reino de justiça e paz. Que nossa vida possa refletir esta nossa cidadania. Que nossa palavra seja temperada com sal, edificando, curando, restaurando e abençoando. Que possamos ser como árvores frutíferas, oferecendo sombra (refrigério) e alimento (Palavra) a todos aqueles que se achegam a nós.

Aplicação Pessoal

  1. O que tem saído de minha boca? Palavras de benção?
  2. Sou um pacificador?

Motivos de Oração

  • Que possamos cumprir o nosso papel de Embaixadores do Reino, nesta terra.

Outras referências bíblicas

II Co. 5:19-20

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” Mt 6:25-26

Meditação

O que é Ansiedade? Segundo o dicionário Aurélio,  Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa.

“O estresse e a ansiedade constante podem causar vários problemas como aumento de peso, síndrome do cólon irritável e úlcera no estômago, além de facilitar a ocorrência de doenças infecciosas, como gripe, e contribuir para o surgimento do câncer, por exemplo. ” (fonte desta citação: tuasaude.com) – veja quanto nosso corpo é prejudicado quando nutrimos este sentimento.

Com certeza nosso Pai sabe que este sentimento traz grandes prejuízos para seus filhos, por isso Ele, através da Palavra, nos traz várias advertências e conselhos para vencê-la. O Senhor tem toda capacidade de lidar com todos os nosso conflitos e dificuldades. Precisamos nos achegar a Ele com confiança, reconhecendo nossas limitações e incapacidade de vencer pela nossa própria força. Este texto de Mateus nos incentiva a desenvolver não só a confiança no cuidado de Deus mas também a certeza do valor que temos para Ele.

Não antecipe o sofrimento por coisas ou situações que ainda não aconteceram! Não podemos viver hoje o que imaginamos que vai acontecer no futuro. Tenha fé ao enfrentar as dificuldades desta vida. Deus está no controle, Ele não é e, nunca será, surpreendido por nenhum acontecimento em nossa vida. Eis uma pergunta para refletirmos: E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

Aplicação Pessoal

  1. O que tem me causado ansiedade?

Motivos de Oração

  • Nos ensinar a depositar aos seus pés nossas angustias e temores.

Outras referências bíblicas

Fl 4.6; Mt 6:27

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” – Is 40:29-31

Meditação

A Palavra de Deus é viva e eficaz, por isso se você se sente desanimado, cansado ou fraco, eis a solução: Espere no Senhor. Esta é a única forma de vencermos os inimigos que tentam minar nosso ânimo e nos fazer parar. Esperar no Senhor não é ficar parado, mas sim ir até Ele buscando direção, restauração e renovo.

Deus já preparou tudo para que seus filhos tenha vitória em sua vida diária. Não se deixe abater, “pois se te mostrares fraco no momento da angustia, a sua força será pequena”, diz a Palavra.

Busque com fé pois é através dela que alcançamos o descanso de Deus! Sem fé, é impossível agradar a Deus. Prossiga nesta fé e com alegria, pois a alegria do Senhor é a nossa força.

Aplicação Pessoal

  1. Como você se sente?

Motivos de Oração

  • Que o Senhor nos renove e restaure.

Outras referências bíblicas

Pv 24:10

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Disse, porém, Davi no seu coração: Ora, algum dia ainda perecerei pela mão de Saul; não há coisa melhor para mim do que escapar apressadamente para a terra dos filisteus, para que Saul perca a esperança de mim, e cesse de me buscar por todos os termos de Israel; e assim escaparei da sua mão.” I Sm 27:1

Meditação

Davi se esqueceu que Deus havia feito uma promessa para ele, na verdade, já havia sido ungido para ser rei de Israel, como ele poderia morrer sem que este propósito se realizasse?

Sentimentos! Como os nossos sentimentos podem nos levar a lugares sombrios! Davi teve medo e agiu intempestivamente, procurando abrigo na terra dos inimigos. Interessante que Davi conhecia a Deus, teve muitas experiências de livramento do Senhor, mas naquele momento parece ter sentido medo, algo que pode acontecer também comigo ou com você. É preciso manter nosso foco nas promessas que o Senhor tem para nossas vidas, pois quando agimos apressadamente tomamos caminhos errados.

O nosso futuro está nas mãos do Senhor, não há por que temer, temos segurança, pela Palavra que Ele cuida de nós.

Aplicação Pessoal

  1. Que sentimentos tenho nutrido no meu coração?
  2. Medo ou confiança?

Motivos de Oração

  • Para que possamos nos lembrar das promessas de Deus para nossas vidas;
  • Confiar totalmente em Deus

Outras referências bíblicas

Sl. 37:18-19; Is 55:9-11

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” Jo. 6:35

Meditação

Jesus, o Pão da Vida. Mas Ele mesmo diz, “quem vem a mim não terá fome”. Então, é preciso ir em busca deste alimento. Ele está disponível, mas temos buscado? Assim como fisicamente não podemos ficar sem alimento, também não podemos espiritualmente. Uma pergunta crucial: Temos tido fome ou desejo ardente por esta fonte que sacia? A Palavra de Deus nos exorta através do profeta Amós que virão dias em que virá fome sobre a terra, não de pão, mas de ouvir a Palavra. Igualmente encontramos no livro de Isaías esta advertência: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”

Quem se alimenta de Jesus, viverá por Ele. “ Este é o pão que desceu do céu. De modo algum comparável ao maná comido por vossos pais, que agora estão mortos. Aquele que comer deste Pão viverá para sempre.” Jo.6:58

Aplicação Pessoal

Tenho buscado este Pão?

Motivos de Oração

  • Possamos ter vida em Cristo.

Outras referências bíblicas

Jo. 5:24; Jo. 6:57, Jo. 11:26

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” 1 Jo 5:4

Meditação

O Mundo, dominado por um sistema maligno, tenta afastar a todos da Verdade! O príncipe deste mundo, inimigo de nossas almas, utiliza-se de vários recursos para alcançar seu objetivo: pensamentos contrários ou errados; influências diversas que levam a prática de vícios, busca de ideologias, etc... Outra especialidade que ele utiliza é lançar sementes de incredulidade, que em oposição a fé, nos leva a derrota.

A Palavra de Deus nos afirma que os nascido de Deus vencem o mundo, mas tristemente vemos alguns amargando uma vida de derrotas. Vamos considerar , neste momento, apenas duas possíveis razões para esta triste situação: 1) Falta de conhecimento, Oséias 4:6, diz que a falta de conhecimento leva a morte. Não conhecer a Palavra leva, fatalmente, ao desconhecimento de quem é Deus, sua natureza e seu Amor; 2) Falta de prática da Palavra – Aquele que ouve a Palavra e não a pratica é comparado ao homem imprudente que construiu sua casa sobre a areia.

Busque o conhecimento da Palavra de Deus, não só a letra, peça ao Espírito Santo para trazer vida em sua busca. Aplica o conhecimento em sua vida. Desta forma, com a fé fortalecida estaremos em condições de vencer os ataques do inimigo, pois estaremos firmados na rocha. Quando enchemos o nosso coração da Palavra, nossos lábios proferirão palavras de vida, pois “a boca fala do que está cheio o coração” e colheremos os frutos do nosso falar.

Não permita que a incredulidade encontre espaço em sua vida. Tenha fé, lembrando que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Busque, medite e exercite a Palavra; encha o seu coração da Verdade.

Seja vitorioso e abençoador, pois Jesus disse “aquele que crê em mim, como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.”

Aplicação Pessoal

O que tenho colocado em meu coração?

Motivos de Oração

  • Que o Senhor revele sua Palavra e ajude a viver de acordo com ela.

Outras referências bíblicas

Mt. 7:24-25; Pv 18:20-21

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.” Ex. 33:15

Meditação

Moisés pediu ao Senhor que fosse com eles e o Senhor respondeu: “A minha presença irá contigo!”. Ele tinha plena consciência da importância da presença de Deus, e dela dependia, não queria se arriscar a dar um passo sozinho. Esta confiança estava firmada na certeza da aliança que o Senhor fez com ele.

A presença que Moisés tanto desejou ter ao lado dele, hoje se faz presente em nós! Temos uma aliança superior através de Jesus, aleluia! Pelo sangue de Jesus temos esta presença dentro de nós e podemos caminhar em segurança. Este presente concedido por Deus as vezes não é utilizado. Você já recebeu algum presente e deixou embrulhado, nem abriu? É isso que acontece quando não nos apropriamos da benção desta presença em nós. Não precisamos caminhar sozinhos. Ele se faz presente em todos os que ouvem a Palavra da Verdade e, quando o aceitamos, com o Espírito Santo somos selados. O que significa ser selado? O selo é o carimbo que designa propriedade, uma transação terminada. Quando somos salvos, somos marcados, selados e libertos pelo Espírito Santo de Deus.

Aplicação Pessoal

Já tomou posse do presente que te foi entregue?

Motivos de Oração

  • Que a presença do Espirito Santo em nós seja marcante;

Outras referências bíblicas

Ef 1:12,13; Jo. 6:68

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai...” Is. 6:8-9a

Meditação

Nos dias de hoje o Senhor continua chamando. Ele diz: a quem enviarei? Quando falamos em buscar o centro da vontade de Deus, significa que estamos dispostos a ouvi-lo. O que Deus tem te falado? Pedido ou exortado? Tens ouvido? Ou será que pelos muitos afazeres, até mesmo na Casa do Senhor, podemos correr o risco de não ter tempo para ouvir o que Ele diz.

No texto que estamos meditando a pergunta é feita de forma geral, a quem enviarei? Porém Isaias tomou para si a pergunta e prontamente respondeu e se dispôs dizendo: Eis-me aqui! A seguir, Deus dá uma ordem direta: Vai!

Buscar o centro da vontade de Deus significa abrir mão de nossa vontade e obedecer a voz do Senhor. É chegado o tempo, quando se faz necessário deixar tudo que nos embaraça e impede a caminhada, e avançar na direção estabelecida pelo Pai. Isaías foi tocado por Deus e se dispôs para servir.

Busque a presença do Senhor, faça isso com todo amor e sinceridade e receba dEle o toque que purifica e capacita. Se disponha a servi-lo de todo coração. Vá e faça a diferença neste mundo.

Aplicação Pessoal

O que Deus tem me falado?

Motivos de Oração

  • Por sensibilidade no ouvir;
  • Que possamos fazer a diferença pela prática da Palavra.

Outras referências bíblicas

Mc 12:30; Jr. 29:13

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” II Cr. 7:14

Meditação

Deus fala ao povo de Israel de uma forma enfática porém não obrigatória. Ele dá ao povo, e também nos dá hoje, a opção de escolher. A partícula “se”, deixa clara esta condição.

Requisitos estabelecidos: 1) Se o povo se humilhar, isto é, submeter-se ao Senhor e deixar sua autossuficiência, reconhecendo quem Ele é; 2) Se Orar, significa relacionar-se com o Pai, busca-lo não só para pedir, mas também ouvi-lo; 3) Se Buscar a face: pelo Sangue de Jesus temos este acesso ao Santo dos Santos e podemos nos achegar a Ele, com confiança; 4) Se deixar as transgressões e houver arrependimento, isto é, olhar para dentro de si mesmo reconhecer o erro e clamar pela misericórdia e para que as transgressões sejam perdoadas, assim como Davi é atendido (Salmo 51), o Senhor nos ouvirá. Temos a nosso favor o Espirito Santo, que nos foi enviado e por Ele podemos ter consciência do pecado, da justiça e do Juízo.

Ao aceitar esta condição o Senhor estará atento a oração que for dirigida a Ele: liberando perdão, cura e restauração da nossa “terra”. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e Ele endireitará as suas veredas.

Aplicação Pessoal

Estou disposto(a) a aceitar as condições que a Palavra me apresenta?

Motivos de Oração

  • Que Ele sonde nosso coração, e endireite nossas veredas;
  • Que Ele nos capacite a caminhar segundo ao seu propósito.

Outras referências bíblicas

Sl. 51:1-7; Sl. 106:4; Pv. 3:6

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. Jo. 6:58

Meditação

"Ter uma alimentação saudável é fundamental para que o organismo funcione de forma equilibrada. De forma prática, uma alimentação saudável é aquela composta por todos os macro e micronutrientes." Esta é uma definição encontrada em um site de alimentação saudável. Sabemos que quando não nos alimentamos devidamente, podemos causar danos ao nosso organismo! O que é alimentar-se mal? É comer para matar a fome e não para nutrir. Fazendo uma analogia com nosso corpo espiritual, pergunto: Do que você tem se alimentado?

Assim como quando nos alimentamos apenas para matar a fome e comemos comidas pobres em nutrientes e ricas em calorias de baixo valor nutritivo nosso corpo não se beneficia destes alimentos, assim também, quando nos alimentamos espiritualmente de forma displicente, as vezes até por religiosidade e sem a orientação do Espírito Santo, nos tornamos fracos, sem disposição e até mesmo doentes, nos tornando presas fáceis para o inimigo de nossas almas. Jesus disse: "O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida." (vs 63). Esta promessa não é para a eternidade, é para hoje. Podemos viver esta vida plena que Jesus tem para nós se resolvermos firmemente nos alimentar da Palavra, dedicando tempo de qualidade, com inteireza de coração; buscando O diligentemente, nós O encontraremos e seremos transformados, santificados a cada dia, e pelo poder do Espírito vivificados, como está escrito: "Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica." 2 Co. 3:6

Aplicação Pessoal

  1. Preciso me alimentar melhor?

Motivos de Oração

  • Por disciplina e por fome e sede de Deus.

Outras referências bíblicas

Jo. 4:34; I Ts 5:23; Pv 4:4

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Dn 2:20-21

Meditação

No capítulo 2 de Daniel vemos o agir de Deus de forma surpreendente. Nabucodonosor apesar de ter se esquecido do sonho o rei ficou perturbado e quis descobrir do que se tratava, e convocou os sábios para que contassem o sonho. Diante da negativa ele emite um decreto de morte para todos os sábios. Naturalmente que a sabedoria humana não foi capaz de resolver o mistério, porém, Daniel, servo de Deus, procurou o rei e pediu um tempo. Ele não confiou em si mesmo para responder e compartilhou com seus amigos em busca de ajuda em oração. Esta atitude nos mostra o quanto é importante sermos prudentes em nossas ações. É importante atentarmos para estes dois exemplos de Daniel: Não confiou em sua sabedoria, mas em Deus; não tentou resolver sozinho, buscou ajuda de amigos em oração. Se queremos obter resultados temos que considerar sempre a importância da oração, antes de qualquer ação.

Deus revela a Daniel o mistério, porém ao comunicar ao rei não toma para si os méritos da revelação mas louva a Deus e declara: "há um Deus no céu, o qual revela os mistérios" (vs.28). Após a explicação do sonho, Nabucodonosor se prostrou e reconheceu que Deus é Deus dos deuses (vs 46). Glórias ao Senhor.

Que possamos sempre nos lembrar que o Senhor tem domínio sobre todas as coisas. Ele dá sabedoria e conhecimento! Ele estabelece reis e remove reis! É Ele que define os rumos de nossa vida. Que possamos descansar no Senhor e buscar viver de acordo com o propósito eterno que Ele tem para nós, demonstrando a mesma confiança demonstrada por Daniel.

Aplicação Pessoal

  1. Qual a minha atitude ao me deparar com situações de difícil solução?
  2. Busco ajuda de Deus?
  3. Divido a carga com alguém?
  4. A quem tenho atribuído o mérito de minhas vitórias?

Motivos de Oração

  • Ore para que você tenha ousadia e fé, como demonstrou Daniel neste relato.
  • Ore para que os propósitos do Senhor se cumpram em você e através de você.

Outras referências bíblicas

Rm 12:12; Mt. 6:6; Jr 29:11

­