­

Devocionais de Oração

Oracao Devocionais 40 dias

Introdução

A Palavra de Deus nos apresenta Davi, como um homem segundo o coração de Deus. Podemos aprender muito com a experiência deste homem especial, que é um exemplo de relacionamento com Deus, mesmo diante de sua fragilidade e limitação humana, nos deixou uma experiência de vida rica em situações que também são comuns em nossos dias.

Convidamos você a mergulhar na presença de Deus, sem conceitos pré-estabelecidos, com toda sinceridade e sem restrições, que possamos simplesmente mergulhar, buscar e encontrar os tesouros escondidos na Presença, pois: "A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança" Sl. 25:14.

Nos próximos 40 dias vamos orar e jejuar por um objetivo específico: Buscar o centro da vontade de Deus para nossas vidas. Termos um coração igual ao nosso Mestre!

Nelma P. A. Souza

Intercessão IBA-Campinas

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.” – Pv. 15.1 e 4

Meditação

Ao ouvirmos noticiários vemos vários relatos de mortes causadas por discussões, seja em família, no transito ou na vizinhança! Quadros tristes de violência, intolerância e falta de amor.

O padrão do mundo é: bateu, levou!!! Mas nós estamos buscando crescer no conhecimento, intimidade e conhecimento de Deus, por isso precisamos ficar atento as tendências deste mundo para que não sejamos contaminados por elas. Somos chamados a reconciliar e não contender e dividir!

Vivemos neste mundo mas não pertencemos a ele. Somos embaixadores, representantes de um reino de justiça e paz. Que nossa vida possa refletir esta nossa cidadania. Que nossa palavra seja temperada com sal, edificando, curando, restaurando e abençoando. Que possamos ser como árvores frutíferas, oferecendo sombra (refrigério) e alimento (Palavra) a todos aqueles que se achegam a nós.

Aplicação Pessoal

  1. O que tem saído de minha boca? Palavras de benção?
  2. Sou um pacificador?

Motivos de Oração

  • Que possamos cumprir o nosso papel de Embaixadores do Reino, nesta terra.

Outras referências bíblicas

II Co. 5:19-20

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” Mt 6:25-26

Meditação

O que é Ansiedade? Segundo o dicionário Aurélio,  Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa.

“O estresse e a ansiedade constante podem causar vários problemas como aumento de peso, síndrome do cólon irritável e úlcera no estômago, além de facilitar a ocorrência de doenças infecciosas, como gripe, e contribuir para o surgimento do câncer, por exemplo. ” (fonte desta citação: tuasaude.com) – veja quanto nosso corpo é prejudicado quando nutrimos este sentimento.

Com certeza nosso Pai sabe que este sentimento traz grandes prejuízos para seus filhos, por isso Ele, através da Palavra, nos traz várias advertências e conselhos para vencê-la. O Senhor tem toda capacidade de lidar com todos os nosso conflitos e dificuldades. Precisamos nos achegar a Ele com confiança, reconhecendo nossas limitações e incapacidade de vencer pela nossa própria força. Este texto de Mateus nos incentiva a desenvolver não só a confiança no cuidado de Deus mas também a certeza do valor que temos para Ele.

Não antecipe o sofrimento por coisas ou situações que ainda não aconteceram! Não podemos viver hoje o que imaginamos que vai acontecer no futuro. Tenha fé ao enfrentar as dificuldades desta vida. Deus está no controle, Ele não é e, nunca será, surpreendido por nenhum acontecimento em nossa vida. Eis uma pergunta para refletirmos: E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

Aplicação Pessoal

  1. O que tem me causado ansiedade?

Motivos de Oração

  • Nos ensinar a depositar aos seus pés nossas angustias e temores.

Outras referências bíblicas

Fl 4.6; Mt 6:27

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” – Is 40:29-31

Meditação

A Palavra de Deus é viva e eficaz, por isso se você se sente desanimado, cansado ou fraco, eis a solução: Espere no Senhor. Esta é a única forma de vencermos os inimigos que tentam minar nosso ânimo e nos fazer parar. Esperar no Senhor não é ficar parado, mas sim ir até Ele buscando direção, restauração e renovo.

Deus já preparou tudo para que seus filhos tenha vitória em sua vida diária. Não se deixe abater, “pois se te mostrares fraco no momento da angustia, a sua força será pequena”, diz a Palavra.

Busque com fé pois é através dela que alcançamos o descanso de Deus! Sem fé, é impossível agradar a Deus. Prossiga nesta fé e com alegria, pois a alegria do Senhor é a nossa força.

Aplicação Pessoal

  1. Como você se sente?

Motivos de Oração

  • Que o Senhor nos renove e restaure.

Outras referências bíblicas

Pv 24:10

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Disse, porém, Davi no seu coração: Ora, algum dia ainda perecerei pela mão de Saul; não há coisa melhor para mim do que escapar apressadamente para a terra dos filisteus, para que Saul perca a esperança de mim, e cesse de me buscar por todos os termos de Israel; e assim escaparei da sua mão.” I Sm 27:1

Meditação

Davi se esqueceu que Deus havia feito uma promessa para ele, na verdade, já havia sido ungido para ser rei de Israel, como ele poderia morrer sem que este propósito se realizasse?

Sentimentos! Como os nossos sentimentos podem nos levar a lugares sombrios! Davi teve medo e agiu intempestivamente, procurando abrigo na terra dos inimigos. Interessante que Davi conhecia a Deus, teve muitas experiências de livramento do Senhor, mas naquele momento parece ter sentido medo, algo que pode acontecer também comigo ou com você. É preciso manter nosso foco nas promessas que o Senhor tem para nossas vidas, pois quando agimos apressadamente tomamos caminhos errados.

O nosso futuro está nas mãos do Senhor, não há por que temer, temos segurança, pela Palavra que Ele cuida de nós.

Aplicação Pessoal

  1. Que sentimentos tenho nutrido no meu coração?
  2. Medo ou confiança?

Motivos de Oração

  • Para que possamos nos lembrar das promessas de Deus para nossas vidas;
  • Confiar totalmente em Deus

Outras referências bíblicas

Sl. 37:18-19; Is 55:9-11

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” Jo. 6:35

Meditação

Jesus, o Pão da Vida. Mas Ele mesmo diz, “quem vem a mim não terá fome”. Então, é preciso ir em busca deste alimento. Ele está disponível, mas temos buscado? Assim como fisicamente não podemos ficar sem alimento, também não podemos espiritualmente. Uma pergunta crucial: Temos tido fome ou desejo ardente por esta fonte que sacia? A Palavra de Deus nos exorta através do profeta Amós que virão dias em que virá fome sobre a terra, não de pão, mas de ouvir a Palavra. Igualmente encontramos no livro de Isaías esta advertência: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”

Quem se alimenta de Jesus, viverá por Ele. “ Este é o pão que desceu do céu. De modo algum comparável ao maná comido por vossos pais, que agora estão mortos. Aquele que comer deste Pão viverá para sempre.” Jo.6:58

Aplicação Pessoal

Tenho buscado este Pão?

Motivos de Oração

  • Possamos ter vida em Cristo.

Outras referências bíblicas

Jo. 5:24; Jo. 6:57, Jo. 11:26

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” 1 Jo 5:4

Meditação

O Mundo, dominado por um sistema maligno, tenta afastar a todos da Verdade! O príncipe deste mundo, inimigo de nossas almas, utiliza-se de vários recursos para alcançar seu objetivo: pensamentos contrários ou errados; influências diversas que levam a prática de vícios, busca de ideologias, etc... Outra especialidade que ele utiliza é lançar sementes de incredulidade, que em oposição a fé, nos leva a derrota.

A Palavra de Deus nos afirma que os nascido de Deus vencem o mundo, mas tristemente vemos alguns amargando uma vida de derrotas. Vamos considerar , neste momento, apenas duas possíveis razões para esta triste situação: 1) Falta de conhecimento, Oséias 4:6, diz que a falta de conhecimento leva a morte. Não conhecer a Palavra leva, fatalmente, ao desconhecimento de quem é Deus, sua natureza e seu Amor; 2) Falta de prática da Palavra – Aquele que ouve a Palavra e não a pratica é comparado ao homem imprudente que construiu sua casa sobre a areia.

Busque o conhecimento da Palavra de Deus, não só a letra, peça ao Espírito Santo para trazer vida em sua busca. Aplica o conhecimento em sua vida. Desta forma, com a fé fortalecida estaremos em condições de vencer os ataques do inimigo, pois estaremos firmados na rocha. Quando enchemos o nosso coração da Palavra, nossos lábios proferirão palavras de vida, pois “a boca fala do que está cheio o coração” e colheremos os frutos do nosso falar.

Não permita que a incredulidade encontre espaço em sua vida. Tenha fé, lembrando que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Busque, medite e exercite a Palavra; encha o seu coração da Verdade.

Seja vitorioso e abençoador, pois Jesus disse “aquele que crê em mim, como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.”

Aplicação Pessoal

O que tenho colocado em meu coração?

Motivos de Oração

  • Que o Senhor revele sua Palavra e ajude a viver de acordo com ela.

Outras referências bíblicas

Mt. 7:24-25; Pv 18:20-21

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.” Ex. 33:15

Meditação

Moisés pediu ao Senhor que fosse com eles e o Senhor respondeu: “A minha presença irá contigo!”. Ele tinha plena consciência da importância da presença de Deus, e dela dependia, não queria se arriscar a dar um passo sozinho. Esta confiança estava firmada na certeza da aliança que o Senhor fez com ele.

A presença que Moisés tanto desejou ter ao lado dele, hoje se faz presente em nós! Temos uma aliança superior através de Jesus, aleluia! Pelo sangue de Jesus temos esta presença dentro de nós e podemos caminhar em segurança. Este presente concedido por Deus as vezes não é utilizado. Você já recebeu algum presente e deixou embrulhado, nem abriu? É isso que acontece quando não nos apropriamos da benção desta presença em nós. Não precisamos caminhar sozinhos. Ele se faz presente em todos os que ouvem a Palavra da Verdade e, quando o aceitamos, com o Espírito Santo somos selados. O que significa ser selado? O selo é o carimbo que designa propriedade, uma transação terminada. Quando somos salvos, somos marcados, selados e libertos pelo Espírito Santo de Deus.

Aplicação Pessoal

Já tomou posse do presente que te foi entregue?

Motivos de Oração

  • Que a presença do Espirito Santo em nós seja marcante;

Outras referências bíblicas

Ef 1:12,13; Jo. 6:68

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai...” Is. 6:8-9a

Meditação

Nos dias de hoje o Senhor continua chamando. Ele diz: a quem enviarei? Quando falamos em buscar o centro da vontade de Deus, significa que estamos dispostos a ouvi-lo. O que Deus tem te falado? Pedido ou exortado? Tens ouvido? Ou será que pelos muitos afazeres, até mesmo na Casa do Senhor, podemos correr o risco de não ter tempo para ouvir o que Ele diz.

No texto que estamos meditando a pergunta é feita de forma geral, a quem enviarei? Porém Isaias tomou para si a pergunta e prontamente respondeu e se dispôs dizendo: Eis-me aqui! A seguir, Deus dá uma ordem direta: Vai!

Buscar o centro da vontade de Deus significa abrir mão de nossa vontade e obedecer a voz do Senhor. É chegado o tempo, quando se faz necessário deixar tudo que nos embaraça e impede a caminhada, e avançar na direção estabelecida pelo Pai. Isaías foi tocado por Deus e se dispôs para servir.

Busque a presença do Senhor, faça isso com todo amor e sinceridade e receba dEle o toque que purifica e capacita. Se disponha a servi-lo de todo coração. Vá e faça a diferença neste mundo.

Aplicação Pessoal

O que Deus tem me falado?

Motivos de Oração

  • Por sensibilidade no ouvir;
  • Que possamos fazer a diferença pela prática da Palavra.

Outras referências bíblicas

Mc 12:30; Jr. 29:13

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” II Cr. 7:14

Meditação

Deus fala ao povo de Israel de uma forma enfática porém não obrigatória. Ele dá ao povo, e também nos dá hoje, a opção de escolher. A partícula “se”, deixa clara esta condição.

Requisitos estabelecidos: 1) Se o povo se humilhar, isto é, submeter-se ao Senhor e deixar sua autossuficiência, reconhecendo quem Ele é; 2) Se Orar, significa relacionar-se com o Pai, busca-lo não só para pedir, mas também ouvi-lo; 3) Se Buscar a face: pelo Sangue de Jesus temos este acesso ao Santo dos Santos e podemos nos achegar a Ele, com confiança; 4) Se deixar as transgressões e houver arrependimento, isto é, olhar para dentro de si mesmo reconhecer o erro e clamar pela misericórdia e para que as transgressões sejam perdoadas, assim como Davi é atendido (Salmo 51), o Senhor nos ouvirá. Temos a nosso favor o Espirito Santo, que nos foi enviado e por Ele podemos ter consciência do pecado, da justiça e do Juízo.

Ao aceitar esta condição o Senhor estará atento a oração que for dirigida a Ele: liberando perdão, cura e restauração da nossa “terra”. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e Ele endireitará as suas veredas.

Aplicação Pessoal

Estou disposto(a) a aceitar as condições que a Palavra me apresenta?

Motivos de Oração

  • Que Ele sonde nosso coração, e endireite nossas veredas;
  • Que Ele nos capacite a caminhar segundo ao seu propósito.

Outras referências bíblicas

Sl. 51:1-7; Sl. 106:4; Pv. 3:6

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. Jo. 6:58

Meditação

"Ter uma alimentação saudável é fundamental para que o organismo funcione de forma equilibrada. De forma prática, uma alimentação saudável é aquela composta por todos os macro e micronutrientes." Esta é uma definição encontrada em um site de alimentação saudável. Sabemos que quando não nos alimentamos devidamente, podemos causar danos ao nosso organismo! O que é alimentar-se mal? É comer para matar a fome e não para nutrir. Fazendo uma analogia com nosso corpo espiritual, pergunto: Do que você tem se alimentado?

Assim como quando nos alimentamos apenas para matar a fome e comemos comidas pobres em nutrientes e ricas em calorias de baixo valor nutritivo nosso corpo não se beneficia destes alimentos, assim também, quando nos alimentamos espiritualmente de forma displicente, as vezes até por religiosidade e sem a orientação do Espírito Santo, nos tornamos fracos, sem disposição e até mesmo doentes, nos tornando presas fáceis para o inimigo de nossas almas. Jesus disse: "O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida." (vs 63). Esta promessa não é para a eternidade, é para hoje. Podemos viver esta vida plena que Jesus tem para nós se resolvermos firmemente nos alimentar da Palavra, dedicando tempo de qualidade, com inteireza de coração; buscando O diligentemente, nós O encontraremos e seremos transformados, santificados a cada dia, e pelo poder do Espírito vivificados, como está escrito: "Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica." 2 Co. 3:6

Aplicação Pessoal

  1. Preciso me alimentar melhor?

Motivos de Oração

  • Por disciplina e por fome e sede de Deus.

Outras referências bíblicas

Jo. 4:34; I Ts 5:23; Pv 4:4

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Dn 2:20-21

Meditação

No capítulo 2 de Daniel vemos o agir de Deus de forma surpreendente. Nabucodonosor apesar de ter se esquecido do sonho o rei ficou perturbado e quis descobrir do que se tratava, e convocou os sábios para que contassem o sonho. Diante da negativa ele emite um decreto de morte para todos os sábios. Naturalmente que a sabedoria humana não foi capaz de resolver o mistério, porém, Daniel, servo de Deus, procurou o rei e pediu um tempo. Ele não confiou em si mesmo para responder e compartilhou com seus amigos em busca de ajuda em oração. Esta atitude nos mostra o quanto é importante sermos prudentes em nossas ações. É importante atentarmos para estes dois exemplos de Daniel: Não confiou em sua sabedoria, mas em Deus; não tentou resolver sozinho, buscou ajuda de amigos em oração. Se queremos obter resultados temos que considerar sempre a importância da oração, antes de qualquer ação.

Deus revela a Daniel o mistério, porém ao comunicar ao rei não toma para si os méritos da revelação mas louva a Deus e declara: "há um Deus no céu, o qual revela os mistérios" (vs.28). Após a explicação do sonho, Nabucodonosor se prostrou e reconheceu que Deus é Deus dos deuses (vs 46). Glórias ao Senhor.

Que possamos sempre nos lembrar que o Senhor tem domínio sobre todas as coisas. Ele dá sabedoria e conhecimento! Ele estabelece reis e remove reis! É Ele que define os rumos de nossa vida. Que possamos descansar no Senhor e buscar viver de acordo com o propósito eterno que Ele tem para nós, demonstrando a mesma confiança demonstrada por Daniel.

Aplicação Pessoal

  1. Qual a minha atitude ao me deparar com situações de difícil solução?
  2. Busco ajuda de Deus?
  3. Divido a carga com alguém?
  4. A quem tenho atribuído o mérito de minhas vitórias?

Motivos de Oração

  • Ore para que você tenha ousadia e fé, como demonstrou Daniel neste relato.
  • Ore para que os propósitos do Senhor se cumpram em você e através de você.

Outras referências bíblicas

Rm 12:12; Mt. 6:6; Jr 29:11

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundamentados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”. Ef. 3:17-21

Meditação

O Senhor deseja que tenhamos conhecimento de quem Ele é e da dimensão do amor que Ele tem por nós! Nesta compreensão somos fortalecidos e caminhamos na certeza de que Ele pode fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. A dimensão do amor de Deus é infinita. Na verdade, Ele deseja que nos apropriemos da vitória que já foi conquistada por Jesus na cruz e assim vivermos cheios da plenitude de Deus. Vamos nos posicionar e lutar por aqueles que o inimigo tem roubado debaixo de nossas vistas! Vamos nos apropriar das promessas de Deus para nós.

Este é um desafio à Igreja: dar um "basta" as investidas de Satanás contra as nossas vidas, nossa família, nossos filhos, nossos jovens, nossos bens e roubando também a paz, a alegria e a harmonia! Vamos nos posicionar com guerreiros, que conhecem o Seu General! Talvez você esteja pensando: mas como dar um basta? Eu também fiz esta pergunta ao Senhor e a direção que recebi dEle é: dedicar tempo na presença dEle, em oração e jejum. Não se trata de algo místico ou de uma campanha de oração, não! Trata-se de relacionamento e posicionamento da Igreja do Senhor, utilizando a arma que Jesus ensinou para vencer o inimigo; como filhos nos apresentamos diante dEle, buscando santificação e intimidade. Quanto ao jejum, busque ao Senhor e peça a Ele para que te direcione de maneira que você possa oferecer a Ele um jejum que O agrade. Busque ao Senhor com sinceridade de coração!

Que seja o início de um novo tempo, pleno da graça e do amor do Senhor! Quanto mais próximos estivermos dEle mais sua Luz incidirá sobre nós e veremos os seus grandes feitos em nossas vidas.

Aplicação Pessoal

Compreendo a dimensão do amor de Deus por mim? Como esta compreensão afeta meu viver diário?

Motivos de Oração

  • Ore por plenitude do Senhor em sua vida.
  • Ore para que o Senhor te fortaleça e te capacite como guerreiro.

Outras referências bíblicas

Mt 17:20-21; Sl. 68:35

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." Sl. 1:1,2

Meditação

Felicidade é algo que todo ser humano busca! Alguns pensam encontrá-la nos prazeres da vida, outros nas riquezas e tantos outros procuram encontrá-la nos mais variados locais ou coisas! O salmista nos traz um conceito bem profundo de ser feliz! Bem-aventurado, esta expressão é encontrada muitas vezes na Bíblia; significa feliz! Esta felicidade é fundamentada na fé e na obediência à Palavra de Deus, que gera a felicidade capaz de resistir aos momentos mais difíceis da vida. Feliz é aquele que não anda na impiedade, tem prazer na Lei do Senhor e nela medita, não de vez enquando, mas de dia e de noite. O resultado desta busca sincera é uma vida regada pelo Espírito, a qual floresce e frutifica. Esta é a fórmula para a felicidade, que não é passageira mas permanece para sempre, independente das circusntâncias.

Jesus mostra como é possível ser feliz, revelando como deve ser o caráter daqueles que buscam o Reino dos Céus. Seja feliz!

Aplicação Pessoal

  1. O que me faz feliz?

Motivos de Oração

  • Oremos para que possamos alcançar esta felicidade que transcende a felicidade oferecida pelo mundo.

Outras referências bíblicas

Mt 5: 3-11; Sl. 1:3

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor... Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança...." - Salmos 40:1, 4a

Meditação

Davi declara muitas vezes sua confiança no poder de Deus para o salvar e colocar em lugar seguro. Esta certeza o levava a louvar e reconhecer os maravilhosos feitos do Senhor. Ele estava certo de que o Senhor ouvia o seu clamor. A Palavra de Deus estava em seu coração e ele tinha prazer em fazer a vontade de Deus. Sabia que o que agrada ao Senhor não são sacrifícios apesar de reconhecer os seus pecados, ele sabia que na sua própria força não poderia vencê-los; ele contava com a misericórdia do Senhor. Davi enfrentou vários inimigos, inclusive seus próprios impulsos, mas ele perseverava no Senhor para vencer cada um deles!

Deus conhece as nossas falhas e oferece a redenção em Cristo, mas ainda prefere que os filhos sejam obedientes. Que nossa vida seja testemunho de confiança, obediência e prazer neste Deus que continua disponibilizando a nós sua graça e misericórdia.

Aplicação Pessoal

  1. Onde tenho depositado a minha confiança?

Motivo de Oração

  • Ore e demonstre sua gratidão, entre diante dEle com louvor e ações de graças, a despeito das circunstâncias.

Outras referências bíblicas

Sl. 40:1-8; Hb 10:5-7; 1 Sm 15:22; Sl 56:3

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

"E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a Arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do Senhor dos Exércitos, que se assenta entre os querubins. E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo." 2 Samuel 6:2-3

Meditação

Davi teve o desejo sincero de colocar a Arca de Deus em um lugar mais apropriado, sua inteção era agradar a Deus. Ele cuidou para que tudo fosse preparado para o transporte, um carro novo!! Ele estava feliz e junto com o povo festejava e louvava a Deus. No meio do caminho uma fatalidade! O carro se inclina e Uzá coloca a mão na arca, atraindo para si a morte. Davi se entristeceu com este acontecimento. Este fato nos leva a refletir e entender que não basta nossa "boa intenção" se for contrária a Lei de Deus. Para agradar a Deus, é preciso obedecê-lo integralmente. Davi se preocupou em colocar a arca em um carro novo, festejou e louvou, porém se esqueceu que havia uma direção expressa de Deus para o transporte da arca.

Ao meditar nesta passagem vemos que muitas vezes corremos o risco de agir não como Deus quer, mas sim, como nós achamos que convém. Que possamos deviar os nossos pés de todo caminho mau, e guardar a Palavra de Deus.

Aplicação Pessoal

  1. Tenho observado os preceitos de Deus em minha vida?

Motivo de Oração

  • Oremos para que o Espirito Santos nos alinhe à vontade do Pai.
  • Que nosso coração seja obediente e ensinável, assim poderemos agradá-lo

Outras referências bíblicas

Ex 25:12-15; Nm 4:15, Sl. 119:101

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.” Sl. 86:11

Meditação

Este Salmo nos apresenta um clamor ardente de Davi pelo socorro de Deus. Ele expressa angústia mas também plena confiança no Deus que responde!

Neste tempo de busca intensa da presença de Deus, possamos nos achegar a Ele nesta confiança. Ele ouve! Ele se importa! Ele opera maravilhas! Que nosso coração deseje ardentemente ser ensinado pelo Senhor. 

Que em meio as dificuldades nosso coração seja tão unido ao coração de Deus que nosso desejo seja louvar, adorar e exaltar, independente de nossa circunstância.

Aplicação Pessoal

  1.  Qual a minha motivação para louvar, adorar e exaltar a Deus?

Motivos de Oração

  • Oremos para que nosso coração se una ao coração do Pai;
  • Ore para que a desconfiança não encontre espaço em nosso coração.

Outras referências bíblicas

Sl. 86:2; Sl. 118:5

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que estã diante dos olhos, porém o senhor olha para o coração.” I Sm 16:7

Meditação

O Senhor envia Samuel a casa de Jessé, pois Ele já havia escolhido um de seus filhos. Deus dá a estratégia para Samuel, para justificar sua presença na casa de Jessé, visto que ele estava inseguro por temor de Saul. Deus dá a direção. Assim devemos nós, na dúvida busque a direção. Samuel vai e tenta, inicialmente, identificar pelos seus olhos o escolhido. Eis aqui, um alerta para nós! Como temos vivido e feito nossas escolhas, pela aparência? Há caminhos que para o homem parecem corretos mas ao final são caminho de morte!

Então, Samuel começa a olhar para os filhos e espera a confirmação de Deus sobre o escolhido. Quando Davi se apresenta na presença do profeta o Senhor diz: “Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.” Que benção é quando estamos sensíveis ao falar do Senhor. Esta sensibilidade aumenta à medida em que o buscamos mais e mais.

Que nossas decisões sejam guiadas pelo Espirito Santo.

Aplicação Pessoal

  1. Estou sensível a direção do Espirito Santo?
  2. Como tenho tomado minhas decisões?

Motivos de Oração

  • Oremos para que nosso ouvido seja sensível a voz do Senhor;
  • Oremos por disposição em buscá-lO, diariamente e intensamente.

Outras referências bíblicas

I Sm. 16:3; Pv. 4:20

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

“Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do Senhor; executei a palavra do Senhor.” I Sm 15:13

Meditação

Nesta jornada diária, mergulhando na presença, precisamos atentar a alguns alertas sobre algumas atitudes descritas na Palavra de Deus que as vezes passam despercebidos e podem se repetir em nossos dias. O capitulo 15 descreve a ordem que o Senhor deu a Saul, por intermédio do profeta Samuel, porém, Saul e o povo resolvem cumprir a ordem do seu jeito, não cumprindo na totalidade a direção recebida.

Saul estava tão orgulhoso de sua atitude que ao se encontrar com Samuel afirma ter executado a Palavra do Senhor. Samuel pergunta a ele sobre o barulho de animais que ele ouvia e, Saul, rapidamente transfere a responsabilidade ao povo, inclusive dizendo que os animais eram para sacrificar a Deus! Mas havia o Senhor pedido algum sacrifício com os animais do povo que ele queria que fosse destruído?

É preciso levar a sério as ordenanças do Senhor, Gl. 6:7, nos ensina que de Deus não se zomba e que há uma consequência para esta atitude. A obediência é o que Deus requer de nós! Guarde o seu coração do saber próprio, do orgulho e autossuficiência.

Que nossa busca da vontade do Senhor seja feita com inteireza de coração. Que nosso mergulho na presença seja profundo e não superficial. Que nosso relacionamento com Ele e nossa disposição de servi-lo sejam sinceros e profundos.

Aplicação Pessoal

  1.  Saul executou a ordem de Deus do seu jeito! Estarei eu agindo da mesma forma?

Motivos de Oração

  • Oremos para que nossa motivação seja correta;
  • Oremos por uma disposição em obedecer e assim agradar ao Senhor;
  • Oremos por, novidade de vida.

Outras referências bíblicas

I Sm. 15:22-23; Gl. 6:16

Oracao Devocionais 40 dias

Palavra

E suscitarei para mim um sacerdote fiel, que obrará segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido.” I Sm 2:35

Meditação

Cumprindo o propósito para o qual fomos chamados:

O Sacerdote era a pessoa dedicada ao trabalho com coisas sagradas. A Bíblia o apresenta como aquele que oferecia sacríficos a Deus em favor do povo, a quem ele também ensinava a obediência a Deus e tomava conta do templo... Seu ato de sacrifício restabelecia a comunhão entre Deus e os homens! Hoje temos o nosso Sumo Sacerdote, Jesus, que se entregou como sacrifício por nós, nos reconciliando com o Pai, para sempre. Através de seu sacrifício hoje temos acesso à Presença de Deus.

I Pe. 2:9 nos identifica como geração eleita e sacerdócio real, com o objetivo de anunciar as virtudes dAquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa Luz. Assim, temos como função reconciliar outros com Deus através de nosso testemunho, através de nossas palavras. Que ao mergulhar na Presença, possamos deixar para trás tudo que nos embaraça, tudo que nos torna letárgicos e as vezes preguiçosos para assumir nosso papel e cumprir os propósitos de Deus para nós.

Sejamos diligentes em nosso relacionamento com Deus, que nossa busca nestes dias seja crescer à estatura de varão perfeito, sermos semelhantes a Jesus!

Aplicação Pessoal

  1. Tenho sido diligente como sacerdote?

Motivos de Oração

  • Oremos para que o propósito de Deus se cumpra em nós e através de nós; e que nossas vidas sejam cheias do Espirito Santo.

Outras referências bíblicas

Pv. 10:4; Pv 13:4; Ap. 1:5-8

EAB 2017 - Vídeos

EAB 2017 - Momentos Especiais

 
Clique aqui

 

EAB 2018 - Fotos

EAB 2018 - Fotos

 
Clique aqui

 

Localize seu AME

Localize sua reunião do AME

 
Clique aqui

 

­