Nascida no coração de Deus, a Igreja Batista Ágape surgiu de um desejo profundo no coração do filho mais velho do pastor João Batista Martins de Sá, João Batista Martins de Sá Junior, o qual movido pelo Espírito de Deus, compartilhou a possibilidade de se iniciar uma igreja livre para adoração ao Senhor com os outros filhos do casal Martins de Sá, Roberto e Patrícia, Nancy e Reginaldo, Mary e Boris, Mirian e Celso juntamente com seus respectivos filhos, com o propósito de ser uma benção para Campinas, São Paulo, Brasil e o mundo.

Tendo esta palavra testificada nos corações dos demais membros da família Martins de Sá, foi a iniciativa compartilhada com o pastor João Batista Martins de Sá, que acabara de renunciar o pastorado da Igreja Batista Central de Campinas. Movido pela revelação do Espírito Santo em seu espírito o pastor João Batista Martins de Sá recebeu a confirmação do Senhor que esta seria a vontade de Deus para o seu ministério dali para frente.

Em 1987 na cidade de Campinas, São Paulo, o pastor João Batista inicia os trabalhos para a organização da novel igreja passando assim a ser o seu fundador emérito. O Senhor estava plantando em seu coração e de seus familiares a grande visão de abençoar Campinas, São Paulo, Brasil e o Mundo através de uma Igreja compromissada com a palavra de Deus e cheia do Seu Espírito.

Em pouco tempo de existência outros poucos irmãos se uniram a família formando o rol de membros fundador que iniciava ali uma pequena semente que vem crescendo até os dias de hoje.

Num primeiro momento, a nova igreja se reuniu no Palace hotel desta cidade, vindo posteriormente a reunir-se no “Tabernáculo”, assim chamado por ser uma tenda com capacidade para abrigar 1200 pessoas sentadas. Ali na Rua Sandoval Meirelles, a igreja experimentou um crescimento expressivo, o qual a levou a ser realocada para o templo que hoje ocupa. No terreno que outrora fora usado para o tabernáculo, foi instalado o Colégio Batista Ágape.

No ano de 2000, a Igreja Batista Ágape constituía seu templo sede na Rua João Sulinski, nº 681, no Jardim São Pedro, na cidade de Campinas. Dois anos depois, o Senhor chamou para Si o servo pastor João Batista Martins de Sá, deixando um legado para a família Ágape e para o filho mais novo, pastor Roberto Martins de Sá, que passaria a ser o novo presidente da igreja.
Com uma história marcada pelo amor incondicional ao Senhor e compaixão pelas vidas que se achegavam, a Igreja Batista Ágape conquistou durante os anos, o respeito e admiração de diversos ministérios espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Atualmente, a Igreja conta com outros templos espalhados pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. O objetivo da Igreja Batista Ágape é levar o evangelho de Jesus Cristo à toda nação brasileira.
A multiplicação deste ministério visa levar a visão dada pelo Senhor a esta igreja crendo que o chamado supremo da igreja de Jesus Cristo seja o alcance da estatura plena de Jesus Cristo. Esta visão justifica o empenho e investimento financeiro empreendido pela igreja. A estratégia que o ministério Ágape adota engloba o plantio de igrejas em cada Estado brasileiro e partindo dali para as demais cidades do interior de cada Estado.

Reconhecemos, como corpo do Senhor Jesus Cristo, que essa obra foi e sempre será, até a volta de nosso Senhor nas nuvens, uma obra de poder e força do Espírito Santo de Deus através dos eleitos que compõem sua membresia. Ele é o Senhor da Igreja e ela o canal de sua manifestação de amor.

A Deus a honra, a gloria e o poder para todo sempre, amém!